logo-des-acao-final-bco.jpg

CONSULTORIA  INTERNA DE  RH - da teoria à prática

 

 A Consultoria Interna de RH tem sido a forma encontrada para aproximar a área de RH aos negócios de uma empresa, levando o profissional  conectar os processos de RH às necessidades de diferentes áreas da empresa.

 

Para tanto, ainda é preciso "desconectar" a forma anterior de trabalhar, ou seja um RH mais implantador e cumpridor de normas, para um RH que entenda as necessidades das  diversas áreas e consiga converger em ações estratégicas e práticas  nos seus diversos subsistemas.

 

Nesse sentido, um consultor interno de RH pode trabalhar de maneira  mais sistêmica, atuando nas mudanças de culturas organizacionais, tecnológicas e comportamentais.

 

De forma prática, um profissional tradicional de seleção recebe uma vaga, mapeia o perfil, determina as ferramentas de recrutamento e seleção, seleciona os profissionais, encaminha para a área cliente e a vaga se encerra até que ambas as partes encontrem o "melhor" candidato.

 

Já um consultor interno, tem maior visão sobre as perspectivas futuras da área, então ele já sabe que a empresa mudará seu portfólio tecnológico no próximo ano, então ele já propõe que os novos colaboradores possuam competência técnica futura e depois conduz o processo seletivo normalmente.

 

Além disso, esse consultor já deve propor ações de formação antecipada para os profissionais da organização. Dessa forma sua atuação é mais sistêmica, integrada e conectada ao negócio.

 

Para tanto, ainda que a empresa não tenha um um modelo de consultoria interna implantado, os profissionais precisam sair das suas "caixinhas" tradicionais de atuação e é recomendado:

 

  • Proponham mais práticas alinhadas a missão, visão, e valores e objetivos estratégicos da empresa
  • Aprofundem seus conhecimentos nas tendências de mercado do negócio que atuam
  • Apresentem projetos com resultados sustentados por números

 

Dessa forma, a  consultoria interna pode ser aplicada nas organizações, sem em primeiro momento, grandes mudanças nas estruturas da empresa.

 

Consultoria Interna de RH, deve ser muito mais que uma área, mas sim uma forma de atuação dos profissionais. Contudo, é necessário  que vocês estejam qualificados e prontos para atuar de forma mais estratégica.

 

Entende que esse pode ser um diferencial para a sua atuação, então procure:

 

  • Ler livros e artigos sobre o tema
  • Participar de cursos, eventos e grupos de discussão
  • Ler a missão, visão e valores da sua empresa ou de alguma que você conheça, tente desenhar uma ação menos funcional e mais estratégica
  • Busque as ferramentas de SWOT, planejamento estratégico, avaliação nine box, entre outras

 

No começo,  às vezes parece difícil, mas depois será como dirigir um carro, você nem percebe e já estará atuando como um consultor estratégico de RH (Business Partner).

 

Siga em frente com o seu projeto. Resiliência é tudo para atuar em RH

 

Profa. Carina Melo

Consultora RH e Coach Executivo