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QUAL TIPO DE OUVINTE VOCÊ MAIS SE ENCAIXA?

Preencha de forma honesta o pequeno questionário a seguir, escolhendo a opção mais precisa para cada pergunta

 

1) Seu parceiro tem uma reunião durante o café da manhã e dorme além da conta. Ele diz “Nunca chegarei a tempo.” Você rebate:

  1. É ridículo marcar uma reunião tão cedo.
  2. Que maneira de começar o dia.
  3. Como pode ter tanta certeza de que não chegará a tempo?
  4. O que é necessário para chegar lá a tempo?

 

2) A venda da casa de um amigo fracassa pela segunda vez. Ele diz: “Por que isso sempre acontece comigo?” Você responde:

  1. Foi apenas falta de sorte.
  2. Você deve estar se sentindo muito frustrado.
  3. Como é que duas vezes se torna sempre?
  4. Oque pretende fazer para evitar que aconteça novamente?

 

3) Seu ponto forte é:

a.Entusiasmo

b.Empatia

c.Honestidade

d.Resolução de problemas

 

4) Mais uma vez, um colega não é considerado para uma promoção. Ele diz: Acho que o chefe não gosta de mim.” Você fala:

      1. Injustiça da parte dele colocar a preferência pessoal acima da capacidade profissional.
      2. Compreendo o quanto se sente decepcionado.
      3. Por que tem tanta certeza que seu chefe não gosta de você?
      4. O que acha de pode fazer para mudar seu perfil e ser admirado por ele?

 

5) Um amigo convida alguém para sair e é rejeitado. Ele reclama: “Sou um tremendo fracassado.” Você diz:

  1. Ela não sabe o que está perdendo.
  2. Você parece realmente desapontado.
  3. Uma simples rejeição o torna um fracassado?
  4. E se talvez você chamasse outra pessoa?

 

6) Os outros são mais propensos a descrevê-lo como:

  1. Leal
  2. Compreensivo
  3. Realista
  4. Útil

 

7) Um amigo seu está procurando emprego há meses sem sucesso. Ele diz: “Nunca vou encontrar um emprego”. Você rebate

  1. O mercado de trabalho está impossível.
  2. Você deve estar se sentindo muito frustrado.
  3. Você acredita que seu pessimismo o ajudará a encontrar o emprego?
  4. Qual será o seu próximo passo?

 

 

8) Seu amigo fala: “Realmente preciso perder alguns quilos.” Você diz:

  1. Você está ótimo dessa forma.
  2. Você parece aborrecido consigo mesmo.
  3. Por que você precisa emagrecer?
  4. Como você planeja emagrecer?

 

9) Um amigo conta para você que o novo gerente é excepcionalmente rude. Você diz:

  1. Entendo o que quer dizer.
  2. Parece que você não gosta muito dele.
  3. Ele está começando. Já deu a ele uma chance?
  4. O que você pode fazer para conviver com ele?

 

10)Um bom amigo:

      1. É um líder de torcida pessoal.
      2. É sempre um ombro para chorar.
      3. Diz a verdade.
      4. Ajuda você a resolver os problemas.

 

 

Total A_______   Total B________   Total C_________  Total D_____

 

Maioria respostas A : Ouvinte Generoso - você está ao lado do seu amigo, apoiando-o, ouvindo atentamente, concordando e buscando sempre a interpretação mais positiva de tudo o que ele diz. Você oferece muitas palavras de encorajamento e conforto, validando plenamente o ponto de vista dele.

 

Maioria respostas B: Ouvinte Empático - você pode ser o conselheiro perfeito. Seu desejo é compreender o que está acontecendo emocionalmente e ajudar os outros a expressarem seus sentimentos. Ao encorajar as pessoas a se abrir, você cria confiança e fortalece os relacionamentos. Sua atitude de não julgamento faz com que os outros se sintam à vontade para compartilhar suas experiências do momento com você.

 

Maioria respostas C: Ouvinte Crítico - Como uma pessoa crítica, você tem uma habilidade aguçada para identificar falhas. Você questiona os detalhes de forma desafiadora, discriminativa e, às vezes, exigente. No entanto, sua abordagem tem uma razão de ser, assim como a de um advogado ou um comprador perspicaz. Eles precisam ter todos os fatos em mãos, por isso procuram por contradições e brechas nos argumentos, a fim de obter uma compreensão completa da situação.

 

Maioria respostas D : Ouvinte Focado na Solução - Como um ouvinte focado na solução, sua atenção está voltada para resolver problemas, em vez de se deter nos efeitos ou nas circunstâncias que levaram a eles. Você não se concentra nas dificuldades nem se angustia com os sentimentos, preferindo seguir em frente com o que for necessário para melhorar as coisas. Sua serenidade durante momentos de crise faz com que os outros possam contar com você para enfrentar até as situações mais complexas